Quantas pessoas você conhece que possui um cartão de vale alimentação ou vale refeição? Muitas não é mesmo? Com este tipo de cartão, o trabalhador pode comer em restaurantes, comprar em supermercados e usar os seus créditos. E atualmente, é muito comum encontrar locais que aceitam além do crédito e débito, essa forma de pagamento.
Existem inúmeras soluções de máquinas de cartão que aceitam vale refeição e alimentação e é sobre isso que iremos abordar neste texto que mostrará as principais opções do mercado e traremos informações detalhadas sobre cada uma delas.
Quais são as vantagens de ter uma máquina de cartão que aceite alimentação e refeição em seu estabelecimento?
O vale refeição e alimentação é uma realidade bem antiga em muitas empresas e empreendedores de todo o Brasil, que oferecem aos seus funcionários benefícios como esses há muitos anos.
Antes mesmo de existirem esses cartões, a verdade é que os pagamentos eram feitos via cestas-básicas para a alimentação ou créditos na conta salário dos funcionários para que eles pudessem se alimentar durante o expediente de trabalho.
Os tíquetes de papel eram usados no lugar do vale refeição. O mundo digital transformou esta realidade e frente a este cenário, passar a aceitar o vale refeição é trazer eficiência e praticidade, pois é seguro e abre possibilidades de vendas em seu negócio.
Esse modelo traz benefícios muito grandes e os mesmos podem realizar as suas compras nos estabelecimentos de sua confiança.
Para favorecer o seu entendimento sobre a melhor máquina de cartão que aceita vale refeição e alimentação, conheça mais sobre o assunto a seguir.
Quem pode aceitar essa forma de pagamento?
Não são todos os locais que podem disponibilizar este meio de pagamento, pois é preciso que as atividades exercidas pela empresa, conforme pode ser verificado no cadastro do CNPJ, sejam relacionadas a um CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) compatível com o segmento de alimentação e/ou refeição.
Para aceitar o Ticket Alimentação, sua empresa deve estar cadastrada em um dessas classificações:
- CNAE 4639-7/01, 4711-3/01 e 4711-3/02: Mercearia / Supermercado – Comércio atacadista de produtos alimentícios em geral, Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios – hipermercados e Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios – supermercados
- CNAE 1013-9/01: Açougue – Fabricação de produtos de carne
- CNAE 1091-1/00: Padaria – Fabricação de produtos de panificação
No caso do Ticket Refeição, a empresa/MEI deve estar enquadrado como uma empresa de alimentação e os CNAEs mais comuns são:
- CNAE 5611-2/0, 5620-1/03 e 5620-1/01: Restaurante – Restaurantes e similares, Cantinas – serviços de alimentação privativos e Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para empresas
- CNAE 5611-2/03: Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- CNAE 4721-1/01: Padaria e confeitaria com predominância de produção própria
Além disso, para aceitar e credenciar o seu estabelecimento, a empresa também deve estar de acordo com as regras do PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador).
A ideia central de ter uma máquina de cartão que aceita vale refeição e alimentação é conseguir atingir os maiores ganhos, sabendo que esta é uma forma de pagamento muito comum de quem trabalha fora.
A máquina de cartão que aceita vale refeição, chega a ser até 60% de toda a receita de um restaurante. É fundamental valorizar todas essas informações e entender que esta é uma alternativa eficiente para todas as partes envolvidas neste processo.
É preciso habilitar essa opção na sua atual máquina de cartão de crédito?
Se você já tem uma máquina em seu estabelecimento é preciso saber se ela é habilitada para realizar transações por Vouchers. Basta entrar em contato com a empresa responsável pela sua máquina de cartão e perguntar como habilitar o uso de Voucher na mesma.
Na sequência, também recomendamos entender:
- Quais são as taxas praticadas pela sua atual maquininha;
- Demais opções do mercado de máquina de cartões;
- Entender quais são os valores de mensalidade ou anuidade das principais bandeiras de benefícios.
Máquina de cartão que aceita vale refeição e alimentação possuem as mesmas taxas?
Quando se fala em vale refeição, as operadoras de benefícios possuem diferentes taxas de cobranças por cada tipo de transação.
Em outras palavras, esses valores costumam ser bem similares aos que são cobrados pelas empresas de crédito e débito. A porcentagem em cada transação costuma variar bastante e os valores podem variar entre 6% até 13%.
Esta grande variação no percentual está relacionada não somente com a operadora e bandeira do cartão, mas também com o serviço que foi contratado. É importante pesquisar quais são os valores praticados além dos valores por transação do cartão, como também tarifas de locação ou manutenção. Todos esses detalhes precisam ser analisados na hora de aderir ao serviço.
Conforme foi citado acima, apesar das altas taxas, aceitar o vale refeição pode vir a resultar em muito mais dinheiro no caixa do seu estabelecimento. Portanto, ter uma máquina de cartão que aceita vale refeição e alimentação será um divisor de águas em seu faturamento e fluxo de clientes em seu estabelecimento diariamente.
Em tese, os consumidores vão sempre procurar pelos estabelecimentos que aceitam vale refeição para os pagamentos, uma vez que possuem este benefício atrelado ao cartão, querem frequentar locais onde possam utilizá-los sem nenhuma dor de cabeça.
Quais são as principais opções para máquina de cartão vale refeição e alimentação no mercado?
A rede credenciada conta sempre com várias empresas de maquininhas de cartão habilitadas a aceitar os variados formatos de voucher.
Conheça as empresas que aceitam vale refeição e alimentação:
Cielo
A máquina de cartão alimentação e refeição da Cielo é uma das mais conhecidas nos estabelecimentos que já possuem máquinas de cartões. Os equipamentos da Cielo atendem empresas do segmento alimentício com máquinas de cartão que podem ser habilitadas para os tickets alimentação e refeição.
Por ser bem tradicional no mercado, a Cielo possui uma cobertura muito maior em relação a diferentes bandeiras que trabalham com este tipo de benefício.
Os clientes Cielo precisam ter um CNPJ válido e inscrito na área alimentícia (como informamos os CNAEs acima) para que o estabelecimento possa ser habilitado.
É preciso escolher as bandeiras desejadas e se cadastrar junto a cada uma dessas empresas em questão.
Rede
A Rede, popularmente conhecida como Redecard, é uma marca que pertence ao grupo Itaú. Está presente em grande parte dos estabelecimentos comerciais do Brasil e é concorrente direta da Cielo.
Ao optar por uma máquina da Rede, a grande vantagem é poder aceitar uma enorme quantidade de cartões de Benefícios que se estende além da Alimentação e Refeição, aceitando também vouchers de cultura, farmácia, presentes e combustível.
Conheça as principais bandeiras aceitas pela Rede:
- Alelo: Vale Refeição e Vale Alimentação.
- Ticket: Vale Alimentação, Vale Refeição e Cultura.
- VR Benefícios: Vale Alimentação, Vale Refeição, Vale Cultura e Auto.
- Sodexo: Vales Alimentação, Refeição, Cultura, Combustível, Gift e Premium.
- Cabal: Vale Refeição e Vale Alimentação.
- Cooper Card: Vale Alimentação e Refeição, Farmácia, Cultura, Multibenefícios, Combustível e Premiação.
- GreenCard: Vale Alimentação e Refeição.
- Nutricash: Vale Alimentação e Refeição, Multibenefícios e Combustível.
- SoroVale: Alimentação, Refeição e Vale Combustível.
- Up: Alimentação e Refeição, Combustível e Convênio.
- Verocard: Vale Alimentação, Vale Refeição, Combustível, Farmácia e Premiação.
Qualquer que seja a escolha do comerciante, é necessário entrar em contato diretamente com as bandeiras, negociar a taxa e habilitar para a sua máquina da Rede.
Pop Credicard
A CrediCard Pop é a nova maquininha da CrediCard, que pertence ao banco Itaú. Para quem já utiliza ou pretende utilizar esta opção de máquina de cartões, é possível estar habilitado para receber tickets e ela aceita além do Ticket Restaurante, os Vouchers da Alelo tanto para a opção de Alimentação, quanto de Refeição.
Para habilitar as funções do Voucher, a máquina deve ser exclusivamente adquirida através de CNPJ e o cliente precisa ter conta em um dos seguintes bancos: Bradesco, Banco do Brasil, Itaú, Santander, Tribanco.
No caso do Voucher da Alelo, o cliente deve preencher este formulário diretamente no site da CrediCard. Após 15 dias do envio, o contato deve ser feito pela Central de Atendimento da Alelo para validação e somente a partir daí começar a utilizar os tickets em seu estabelecimento.
PagSeguro
Uma boa notícia! A Moderninha aceita vale Refeição!
A máquinas de cartões do PagSeguro, conhecidas como moderninhas, aceitam diversas opções de Voucher em qualquer um de seus cinco modelos de máquinas.
Para quem já possui qualquer maquininha PagSeguro, é uma grande vantagem poder habilitar essa opção para oferecer aos clientes, além das tradicionais operações de débito e crédito.
Mas se você está considerando ter um novo equipamento em seu estabelecimento, assim como em outras empresas, para habilitar essa opção em sua máquina é necessário ter o CNPJ válido e ter o estabelecimento inscrito em uma atividade econômica compatível.
As bandeiras de Vouchers aceitos pela PagSeguro são:
- Alelo: Alelo Refeição e Alelo Alimentação.
- Sodexo: Sodexo Refeição Pass, Sodexo Alimentação Pass, Sodexo Cultura Pass, Sodexo Combustível Pass, Sodexo Gift Pass e Sodexo Premium Pass.
- Ticket: Ticket Restaurante, Ticket Alimentação e Ticket Cultura.
- VR: VR Refeição, VR Alimentação, VR Cultura, VR Auto e VR Multi.
Cada uma das bandeiras acima possui trâmites próprios e centrais de atendimentos distintas que podem ser consultadas através deste link.
SafraPay
Com quatro modelos de máquinas de cartões de crédito e débito, todas as máquinas da SafraPay aceitam os cartões de alimentação e refeições das bandeiras Alelo, Sodexo, Ticket e VR.
Para aceitar tais cartões, a máquina deve estar atrelada a um CNPJ do ramo de alimentação e refeição. A solicitação deve ser realizada junto a central de atendimento ao cliente do próprio Safra Pay.
A SafraPay é ideal para empresas com médio ou alto volume de vendas, visto que não é cobrado o aluguel da maquininha de cartão para quem atingir um mínimo de vendas e nem são cobradas taxas para vendas no crédito até o limite de R$ 50 mil em vendas por mês.
O cliente tem 40 dias corridos para atingir o mínimo de R$ 3 mil em vendas para o modelo mais simples, podendo aumentar o valor de acordo com o modelo de maquininha de cartão adquirida. Caso não consiga vender o mínimo exigido é descontado o valor de R$ 100 e a máquina de cartão é recolhida pela empresa.
GetNet
Outra bastante conhecida no mercado, com 8 modelos de máquinas de cartões disponíveis, a GetNet também está presente em muitos estabelecimentos comerciais e é comum encontrar seus equipamentos trabalhando em estabelecimentos comerciais.
Também é possível habilitar meios de Pagamento por Voucher nessas máquinas de cartões GetNet, permitindo assim aceitar vale refeição e vale alimentação usando o CNPJ da sua empresa.
Para dar início a este procedimento, o estabelecimento deve solicitar a liberação através da central telefônica e ao total, 32 bandeiras de Voucher são aceitas e a lista completa pode ser encontrada clicando neste site.
Stone
Esta é outra opção de maquininha aceita bandeiras além das transações de débito e crédito. Com as máquinas de cartões Stone, é possível aceitar cartões Vouchers que possuem as bandeiras da Ticket, tanto o Ticket Alimentação, Restaurante e até Cultura, da Sodexo, VR e Alelo.
Para usar a função Voucher, o estabelecimento também deve estar cadastrado em uma empresa do ramo alimentício e solicitar o cadastramento destas opções através da central de atendimento ao cliente, informando o número do CNPJ.
As maquininhas de cartão da Stone também são uma excelente opção para receber pagamento no cartão de crédito, débito, além de poder receber através dos vales-benefícios (vouchers).
Perguntas frequentes
Voucher é um cartão-benefício, disponibilizado pelas empresas a seus empregados, usado para adquirir uma determinada categoria de produtos, como alimentação, refeição ou cultura.
Toda Pessoa Jurídica devidamente registrada que exerça alguma das atividades relacionadas aos códigos CNAEs listados acima podem receber pagamentos através de Cartão Refeição e/ou Alimentação.
Não. É preciso ter uma empresa relacionada a atividade de refeição ou alimentação e se cadastrar como Pessoa Jurídica para utilizar este benefício.
No geral é necessário entrar em contato com a central de atendimento da empresa responsável pela Máquina de Cartão e informar a sua vontade em habilitar o recebimento de Voucher. Depois é só seguir a orientação da empresa para realizar essa habilitação.
Sim. O MEI pode aceitar pagamentos através de vale alimentação e vale refeição normalmente, desde que no momento de criar seu MEI tenha informado um dos CNAEs mencionados acima.