Como evitar fraudes ao receber o cartão

Um dos pontos que mais afastam a crescente de compradores na internet, sem dúvidas, são as inúmeras fraudes que ainda ocorrem por esse meio. Percebemos a grande necessidade de debatermos esse assunto, de maneira ampla e valiosa. Por exemplo, você sabe como evitar fraudes ao receber um cartão?

A vida de um vendedor online está em ascensão, mas está longe de ser fácil. Ter um E-commerce e não está arranjando maneiras de se precaver a fraudes nas compras online, é estar fadado ao fracasso. Processos, comprovação de não ter envolvimento e até pagamentos de processos perdidos, por não oferecer a segurança correto ao comprador!

Então, se você quiser saber como evitar fraudes, você está no artigo certo. Vem com a gente!

Como descobrir se um cartão é clonado ou roubado?

Ninguém ou nenhuma plataforma está 100% segura. Independente do sistema de segurança digital ou tamanho da empresa, códigos e programações sempre deixam falhas. Porém, engana-se que por esse motivo você pode se abster de uma segurança forte.

Muito pelo contrário! Quanto menos investimento em segurança digital, mais você estará suscetível a ter o site invadido para que usem sua plataforma em seus roubos ou até comprar com cartões clonados. Estar atento aos mínimos detalhes, também fará toda diferença! Vamos as orientações práticas!

5 coisas que levantam suspeitas em compras digitais

Que tal aprender 5 detalhes que levantam suspeitas por serem métodos conhecidos usados para disfarçar compras com cartões clonados ou roubados? Essas informações serão extremamente úteis para não cair literalmente em roubadas!

Pedidos em Grande escala ou de alto valor

É muito comum, bandidos disfarçados de comuns compradores, fazerem uma compra com alto valor envolvido. Para isso, é muito comum ele usará a compra de um mesmo item várias vezes. Mas, também tem casos onde compram vários produtos. Fique atento a essas ações se não for comum em seu segmento.

Pressa para ser entregue

Se o comprador está querendo saber de maneira incessante sobre a data de entrega ou até mesmo faz de tudo para tentar acelerar o processo de entrega, fique atento! Isso também computa como ações de ladrões na internet.

Vale lembrar, que são mais de 500 tentativas envolvendo fraudes com cartões de crédito na internet por hora. Fiquem atentos! Todo detalhe se torna importante, se fugir de sua rotina de vendas.

Envio Internacional

Se o seu produto não for de um segmento internacional e aparecer do nada uma entrega internacional, suspeite! Suspeitar, não quer dizer cancelar a compra, mas buscar mais informações sobre este cliente. Ações preventivas são essenciais para uma melhor segurança de sua empresa e clientes.

Porém, se você estiver se alavancando em um Mercado internacional, desconsidere o que dizemos acima, esse ponto não se enquadra em seu caso.

Múltiplas compras com o mesmo cartão

Um mesmo cartão fazer várias compras? Pode levantar suspeitas! Você não acha muito estranho uma mesma pessoa fazer diversas compras em um pequeno período? Não seria mais comum apenas uma ou no máximo duas compras?

Todos os detalhes serão importantes para manter todos os envolvidos seguro. Logo, suspeite se tiver constando vários pedidos de compras com um mesmo cartão de compra. Isso não é nada comum.

Uso de inúmeros cartões do Mesmo Endereço de IP

Inúmeras compras usando diversos cartões, no mesmo Endereço de IP? Quantas pessoas moram nesta casa? Esse é outro fato que levanta suspeitas, principalmente se vier acompanhado de mais alguma ação explanada acima.

Fiquem atentos às ações descritas acima. São realmente fatores bem expressivos quando se trata de evitar fraudes com cartão de crédito em compras eletrônicas.

Como evitar pedidos de estornos por parte do cliente

Evitar o pedido de estorno por parte do cliente é importantíssimo, tanto para continuar com um bom número de vendas, mas também para manter as provas sociais falando positivamente de sua empresa. A cada estorno por parte do cliente e reclamações se somando sobre sua empresa na internet, será muito negativo a sua imagem.

Preze por sempre manter a compra do seu cliente. Seja por um cupom de desconto, e-mail de resgate, entrega grátis, entre outros. Lembre-se que evitar que chegue ao ponto de estorno, pode ser positivo até mesmo frente aos bancos e possíveis ações judiciais. Tente sempre a reconciliação com seu cliente, por mais difícil que isso seja.

O que fazer ao suspeitar de fraude

Se você suspeitar que seu cartão de crédito foi clonado, a primeira recomendação é entrar em contato diretamente com seu gerente do banco. O profissional fará uma série de perguntas para identificar o que pode ter acontecido. Caso as suspeitas de clonagem sejam concretas, será necessário solicitar uma nova emissão de fatura, seguida pelo bloqueio do cartão e recadastramento de uma nova senha.

O perigo nas Maquininhas de cartão

É muito comum, a clonagem de cartões vir de maquininhas desses novos modelos. Isso porque é fácil criar uma máquina nesses modelos ou usar seus sistemas para clonar diversos cartões. Fique muito atento de onde você faça suas compras. Evite locais que levantem suspeitas sobre sua índole e Ética.

Tomar cuidado com a marca da Maquininha também é uma maneira de se prevenir. Como assim, um nome de maquininha que você nunca ouviu? No mínimo, pergunte ao vendedor e marque aquela compra em sua lista ou extrato bancário. Desta maneira, caso de algum problema, você saberá onde e quando foi. Fiquem espertos com as maquininhas e obtenha uma de segurança.

Guia para pequenos e médios empresários

 As grandes empresas se juntaram para criar métodos de defesas, saídas e proteção para todas elas. Os números de gastos com roubos e fraudes, seguido do uso dos cartões em compras online estava sendo absurdo e pondo também, a credibilidade dos bancos e bandeiras envolvidas. 

Com tanta fraude, foi-se criado por todos o PCI - Security Standards Council. Uma instituição que foca em criar padrões de segurança para dados pessoais do dono do cartão. A PCI, desenvolveu um guia em inglês, de ações que deixam o sistema de médios e pequenos empreendedores expostos a invasões por ladrões.

Veja alguma das dicas antifraude para pequenos e médios empresários:

  • Evite Wi-Fi
  • Câmeras interconectadas
  • Gravadores de chamadas
  • Use senhas realmente fortes
  • Use um forte antivírus com checagens automáticas
  • Limite a quantidade de funcionários que terá acesso a este tipo de informações

A importância em investir em segurança

Acreditamos que com tantas informações importantes, você já deve ter percebido a importância de se ter uma forte segurança para evitar fraudes ao receber dados de cartões de terceiros. Investir em segurança é realmente fundamental para assegurar sua empresa a futuros questionamentos ou até mesmo processos.

Caso você não leve a sério essa questão de se investir em segurança, você terá sérios problemas em um futuro bem próximo. Poderá ser acusado de participação com crime digital ou até mesmo por não dá segurança a seus clientes.

Logo, o melhor a se fazer, é contratar uma empresa especializada que cuida de toda essa área ou investir em um software que se responsabilize por todas essas informações e segurança de dados. Pense em investir em segurança como uma maneira de poupar dinheiro e maiores problemas mais a frente.

Por fim, o artigo demonstrou como evitar fraudes ao receber dados de cartões de compradores. Investir em segurança e se prevenir quanto a alguns levantamentos de casos suspeitos é fundamental para se proteger dessas ações criminosas. Crie todo um circuito seguro para que seus clientes execute a compra. E se você for cliente, exija um percurso seguro!

Gostou? Venha com a gente e aprenda como passar o cartão digital a distância ou fazer uma venda digital!

Deixe um comentário