Cartões e contas bancárias, cada vez toma o lugar do dinheiro em papel. Mais rápido, prático e de possível controle. As compras na internet aumentaram de grande maneira com a internet, em alguns locais, em até 70%. Mas como passar o cartão a distância ou até mesmo fazer uma venda digital? Você irá adorar esse artigo!
De maneira prática e técnica, você aprenderá como formalizar os passos de usar o cartão, mesmo sem tê-lo consigo. Este artigo servirá tanto para comércios, como para pessoas que vão usar seus cartões em compras digitais. Uma maneira de se proteger e fazer as coisas certas. Informações úteis e bem valiosas.
Agora chega de papo e vamos lá!
Coletando informações para pagar com o cartão a distância
Não existem muitas maneiras de se usar o cartão de crédito a distância. É um passo a passo “sério e direto”. Você precisará recolher as informações corretas para que todos processos sejam computados. Vale lembrar que qualquer erro nas informações, fará com que a compra seja cancelada pelo próprio Banco em questão.
- Nome do titular do cartão
- Número da conta do cartão
- Data de validade.
- Endereço de cobrança completo do titular do cartão e o endereço de entrega, caso tenha um produto envolvido.
- Data de pagamento.
- Valor total do pagamento, acrescentado impostos e gratificações aplicáveis ao cartão usado.
- Código de segurança do cartão
Você comprador, não passe suas informações sem antes focar em alguns pontos. Veja qual programa ele está usando para capturar seus dados (Pagseguros, Mercado pago, entre outros). Pesquise sobre o programa e também veja se segue as orientações abaixo.
Vale ressaltar que todos esses dados são de extrema confidencialidade. Caso usado de maneira errada, você estará sujeito às Leis nacionais.
Programa de segurança para venda digital com cartão
É muito bacana quando se tem um programa de segurança, defendendo tanto o consumidor quanto o vendedor. Esses programas funcionam como mais uma porta até a confirmação da compra. Geralmente é uma espécie de confirmação do dono do cartão. É feito tanto através do Vendedor, como o Banco do Cartão em questão.
Fique atento! Quando existe essa confirmação é preciso perceber os detalhes. E-mails, telefone usado, a maneira da abordagem e os métodos de confirmação usado. Isso o ajudará a fazer uma compra segura usando seu cartão a distância.
Tenha uma segurança antifraude para seu sistema
Esse recado vai para você donos de E-commerce e lojas online! É preciso criar um sistema de triagem de fraude ou obtenha uma de um fornecedor terceirizado. Isso passará segurança a seu cliente e lhe assegurará de possíveis fraudes ou processos.
Aqui vai um grande recado para os compradores e vendedores: Sem um processo como esse, o que chamamos de “antifraude”, a compra não estará totalmente segura.
Autorização do dono do cartão para confirmar o trâmite
A Autorização do dono do cartão é fundamental para que os processos terminem. Esse processo deve de maneira automática e em minutos, chegar em seu e-mail e/ou telefone. Confirmar e autorizar a compra é fundamental. Vamos ver o que precisa?
- Verificação de Endereço
É preciso ter toda uma séria confirmação do Endereço do comprador, independente da entrega ou não, de um determinado produto.
- Descritor eletrônico
Um descritor eletrônico correto, ajudará de maneira fantástica a comunicação entre os meios e dados de compras, até o banco envolvido no trâmite.
- Confirmação de informações
Não cometa o erro de preencher de quaisquer maneiras ou confirmar de maneira descuidada. Esses dados serão a diferença entre confirmar ou não às compras com o cartão a distância ou fazer uma venda digital.
- Ofereça um SAC
Não tem como pestanejar! Oferecer um Serviço de atendimento ao cliente é fundamental para a segurança de todos. Uma boa comunicação pode antecipar maiores problemas e resolvê-los antes que tudo piore. Lembre-se que um cliente seguro com todos os processos, faz uma melhor compra, entretanto, mais do que isso, um cliente satisfeito volta!
Passo a passo para uma venda digital
Vamos a um passo a passo rápido de todo o processo de compra em uma venda digital e usando o cartão a distância? Isso o ajudará muito! Vale lembrar que todas as descrições são apontadas para compra Online de serviços ou produtos, ou até mesmo pagamento de algum boleto bancário.
Vamos lá!
Passo 1: Valor de compra
Você define um valor de compra, no primeiro momento. Não importa se foi a soma de valores ou até mesmo um determinado produto. Após finalizar o processo de escolha, veja se o preço bate com a compra feita.
Passo 2: Selecionar condições
Neste momento, você terá que escolher o modelo de compra, isto é, se terá parcelas ou até mesmo será comprado à vista. E terá também, que apontar qual a bandeira do cartão usada para a compra.
Passo 3: Informações do cartão
Aqui está a parte principal de todo o processo: O preenchimento dos dados para passar o cartão a distância ou fazer uma venda digital é fundamental! Código de segurança, Endereço, número do cartão, data de validade, nome do comprador e do dono do cartão, caso você esteja usando cartão de terceiros, obviamente com autorização.
Passo 4: Confirmação de dados e compra
Este passo é a confirmação de sua compra. Geralmente, este passo é marcado com o recebimento de um e-mail, SMS ou até ligação, quando a compra envolve altos valores. Você, o banco e o vendedor do produto, tem de ter uma ótima comunicação. O processo de confirmação costuma demorar minutos.
Portanto, o artigo deixou notável os passos de como passar o cartão a distância ou fazer uma compra/venda digital. Após fazer a compra e confirmar o valor que será pago, o cliente deverá passar as informações do cartão de maneira segura e com todo processo descrito acima. Após esse processo, será confirmado os dados de compra e está compra será autorizada ou não, pelo banco do comprador envolvido.
Gostou? Corra e mande suas dúvidas em relação ao processo de passar o cartão a distância ou fazer uma venda digital!